Como faço a sopa

Esta semana aproveitei uma série de promoções no supermercado e comprei vários legumes e frutas: courgetes, couve-flor, pimento verde, agrião e framboesas.

Hoje foi dia de fazer sopa e preparar os legumes para congelar e usar mais tarde.
Sei que os chefes de cozinha normalmente fazem um refogado como base para a sopa.
Mas eu gosto de fazer "à antiga"... como aprendi com a minha mãe, com a minha avó!



Então a sopa eu faço assim:

- na panela eu coloco a cebola cortada em pedaços e 2 ou 3 dentes de alho (dica da minha avó - "Ninguém os nota e fazem muito bem" - dizia-me ela);

- corto todos os legumes em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho (para facilitar a cozedura por igual) - hoje coloquei: batata, courgete, uns raminhos de couve-flor e cenoura;



- deito a água na panela até cobrir os legumes, tempero com sal e azeite e adiciono um caldo de legumes (ultimamente uso o knorr natura);

- deixo cozer bem os legumes e depois passo-os com a varinha mágica para os reduzir a creme;

- hoje a panela voltou ao lume para depois adicionar o agrião...


... que deixei cozer cerca de 3 minutos e apaguei o lume.

O resultado foi esta bela sopa de agrião para "abrir" o jantar de hoje cá em casa:


Bom proveito!

Sem comentários: