Doce de abóbora com leite da Ti Gracinda

Quando a minha avó materna fazia esse doce quase ninguém gostava. Era "só" para mim e para o meu tio D.
Ultimamente, quando a minha mãe o fazia, "todos" gostavam e comiam.

Ontem, quando fui à frutaria fazer compras, vi lá uns enormes pedaços de abóbora e resolvi comprar dois para fazer esse doce (que me traz tantas recordações...).


Penso que não era bem assim que a minha avó o fazia mas deixo-vos aqui a minha versão.


Descasquei a abóbora, cortei-a em pedaços e pu-la a cozer em água e sal.
Depois de cozida, deixei-a escorrer bem.
Entretanto, fervi cerca de 1 litro de leite com 2 paus de canela.

Depois de bem escorrida reduzi a abóbora a puré com a ajuda da varinha mágica (e parte do leite, para ajudar a desfazer).
Do litro de leite retirei um pouco para desfazer 2 colheres de chá de farinha maisena.
Levei de novo a abóbora ao lume, adicionei o restante leite, a mistura com a maisena e açúcar a gosto (cerca de 6 colheres de sopa).
Aguardei que levantasse fervura e engrossasse um pouco o creme.
Deitei nas tacinhas e estava pronto a comer!



Bom proveito!

Sem comentários: